Estamos num novo ciclo de aprendizagem em termos da pandemia que se instalou, não se prevendo que tão cedo desapareça. Altura boa para abrir bons vinhos e viver o luxo acessível com a festa que merecemos.

As compensações sucedem-se e devemos pôr os sentidos nos néctares maravilhosos que estão a ser lançados, qualidade irrepreensível e nalguns casos as melhores colheitas de sempre. Todos sem exceção são amigos da mesa e inspiração na cozinha, talvez tenha chegado o momento de a par com a extravagância da nossa seleção ousarmos fazer aquelas receitas que temos lido mas nunca experimentámos. Coragem e boas provas!

doispontocinco Rufete Vinhas Velhas Beira Interior tinto 2015 (13%)
2.5 Vinhos de Belmonte
Classificação Evasões: 17,5

Cor carmim aberto, reflexos cristalinos. Nariz de trufas pretas e caruma verde de pinheiro. Boca muito elegante, a um tempo terroso e mineral, sugestões de cogumelos frescos e bagos de arbusto. Viaja devagar, para um fim prova copioso em fruta. Bom demonstrador da casta, bem como da mais valia das vinhas velhas. Belíssimo trabalho da dupla imbatível Patrícia Santos/Anselmo Mendes.
Preço: 12 euros

Conde Vimioso Vinha do Convento Limited Edition Tejo tinto 2017 (14,5%)
Falua
Classificação Evasões: 18,5

Touriga Nacional, Castelão e Cabernet Sauvignon. Estágio em barricas de carvalho francês e em garrafa. Cor granada profundo, quase opaco, reflexos violeta carregado. Nariz cítrico e balsâmico, notas de caruma fresca e folha de eucalipto. Entrada notável em boca, muito equilibrada, notas fortes de ameixa preta e ligeiras de chocolate preto, continuadas por impressões de cedro e grafite. Final muito longo e especiado.
Preço: 87 euros

Quinta Dona Matilde Colheita tawny Porto 2013 (20%)
Quinta D. Matilde
Classificação Evasões: 18

Engarrafado em 2020. Cor vermelho acastanhado ainda dentro do rubi, reflexos carmim alaranjado. Aromas de pele de pêssego, avelãs e mel. Boca de grande frescura, com notas de flores, manteiga e raspa de toranja. Tem sobretudo futuro e vai dar muito prazer a beber ao longo dos próximos vinte anos. Estilo fácil de acarinhar por quem aprecia novidade e caráter num vinho do Porto.
Preço: 34 euros

QUINTA VALLE MADRUGA TINTA RORIZ TRÁS-OS-MONTES TINTO 2018 (14,5%)
ERTA
Classificação Evasões: 17

100% Tinta Roriz. Uvas provenientes de vinhedos em Valpaços, solos de xisto a 400 metros de altitude. Cor granada profundo, aromas de ameixa cozida e mirtilos frescos, a criar ambiente convidativo. Boca muito equilibrada, comprimento médio, final frutado e rico.
Preço: 6 euros

Quinta do Vesúvio Douro tinto 2018 (14,5%)
Symington
Classificação Evasões: 19

Touriga Franca (56%), Touriga Nacional (41%) e Tinta Amarela (3%). Cor vermelho profundo, reflexos rubi muito suaves. Aromas de pedra molhada, violetas e alcaçuz. A boca revela um trabalho de grande recorte na estrutura, vestida por uma acidez bem trabalhada, configurando talvez o melhor Quinta do Vesúvio de sempre. Evolução vagarosa, para terminar muito fino, ligeiramente salino.
Preço: 55 euros

2160 Douro tinto 2017 (13%)
Martin Boutique Wines
Classificação Evasões: 17,5

Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca. Vinho produzido pela Lavradores de Feitoria, com enologia de Paulo Ruão. Este lote foi feito por Pedro Martin, na lógica dos vinhos que tem criado junto de produtores da sua eleição. Granada aberto na cor, aromas cítricos pronunciados, complementados por notas florais de jasmim e flores silvestres. A boca é prazerosa, muita fruta de arbusto e toques de alcaçuz, final fino e equilibrado.
Preço: 7euros

Grande Discórdia Alentejo branco 2018 (12,5%)
HVE
Classificação Evasões: 17,5

Aromas cítricos e baunihados, provenientes do estágio em madeira, que se faz sentir para já. A boca é agradável surpresa, Mértola sugere calor e sobrematurações, mas surge perfeitamente afinada, contida na extração, com uma acidez surpreendente e sobretudo com uma grande impressão geral de frescura. É vinho amigo do petisco e da companhia.
Preço: 30 euros

Hexagon Setúbal branco 2015 (14%)
JMF
Classificação Evasões: 18

Touriga Nacional, Touriga Franca, Syrah, Trincadeira, Tinto Cão e Tannat. Seis arestas, seis castas e seis gerações. Esta marca é um manifesto misto de terroir, uvas e família. Cor carmim aberto, reflexos rubi claro. Nariz balsâmico, notas de fruta de bosque e tapenade de azeitonas pretas. Belíssimo equilíbrio entre acidez e taninos a criar frescura e leveza. O grupo de amargos que apresenta é o contraponto ao lado sedutor deste vinho, completando-o.
Preço: 59 euros

Esporão Reserva Alentejo branco 2019 (14%)
Esporão
Classificação Evasões: 18

Aromas de líchias e cogumelos frescos, com laivos de mel. Entrada de boca muito equilibrada, a mostrar muitas nuances de sabor, mas muito focada e estável. A presença da madeira sente-se nalguma secura, que o tempo muito em breve vai integrar. É o primeiro reserva branco da casa com certificação biológica, atitude que se saúda com entusiasmo.
Preço: 17 euros

Chryseia Douro tinto 2018 (14%)
Prats & Symington
Classificação Evasões: 19

Touriga Franca (55%) e Touriga Nacional (45%), uvas das quintas de Roriz, Perdiz e Vila Velha. Vinificação com macerações pré-fermentativas prolongadas. Chryseia quer dizer “feito de ouro” em grego e esta edição do vinho revela um trabalho de ourives na construção da estrutura de seda, muito elegante que se mostra na boca, Taninos muito finos, acidez perfeita, final longo, notas de chocolate e café.
Preço: 60 euros