O Crédito Agrícola, em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal, distinguiu cinco vinhos da Região da Península de Setúbal no 7.º Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola. A cerimónia de anúncio decorreu num evento totalmente digital no passado dia 21 de Janeiro.

A distinção Tambuladeira dos Escanções de Portugal de Ouro, na categoria de vinho branco, foi entregue ao Adega de Palmela Premium Reserva DOC Palmela 2019 da Adega Cooperativa de Palmela.

Na categoria de vinhos tintos foram entregues mais quatro medalhas de ouro: Adega de Palmela Grande Reserva DOC Palmela 2017 da Adega Cooperativa de Palmela; Adega de Pegões Grande Reserva Vinho Regional Península de Setúbal 2017 da Cooperativa Agrícola Sto. Isidro de Pegões; Pegos Claros Grande Escolha DOC Palmela 2016 da Herdade Pegos Claros; e Quinta da Mimosa Castelão DO Palmela 2017 da Casa Ermelinda Freitas – Vinhos.

Dos 183 vinhos brancos, tintos e espumantes colocados à prova por 109 produtores nacionais das várias regiões vitivinícolas do país, o júri distinguiu 58 vinhos: três com a Grande Medalha de Ouro ao melhor vinho branco, tinto e espumante; e 55 com a distinção Tambuladeira dos Escanções de Portugal de Ouro, Prata e Bronze a vinhos engarrafados, nas categorias “Vinho Branco”, “Vinho Tinto” e “Vinho Espumante”.

Além das medalhas entregues na região da Península de Setúbal, foram reconhecidos vinhos oriundos de várias regiões vitivinícolas: Vinhos Verdes (duas medalhas), Douro (oito medalhas), Távora-Varosa (uma medalha), Dão (seis medalhas), Bairrada (duas medalhas), Tejo (seis medalhas), Lisboa (11 medalhas), Alentejo (16 medalhas) e Algarve (uma medalha).

As provas cegas foram realizadas em Lisboa, nos passados dias 27 e 29 de Novembro por um júri composto por reconhecidos escanções, enólogos, enófilos e jornalistas do sector.

A iniciativa do Crédito Agrícola pretende apoiar o sector vitivinícola e o desenvolvimento das economias locais, especialmente as Cooperativas e os Produtores, promovendo e colocando à prova a qualidade dos vinhos nacionais.

FONTE: ROSTOS