Desengane-se quem pense que vai assistir a uma conversa técnica sobre vinhos. O mais leigo espectador estará ao nível dos vários atores que também são anfitriões desta terceira temporada. Depois de ter andado por França e por Itália, o The Wine Show apresenta sete novos episódios com muito de Portugal, ilhas incluídas, e a simplicidade de um bom programa de viagens.
É na Quinta do Noval, no coração do Douro, que Joe Fattorini se encontra com Dominic West (The Affair) e James Purefoy (Rome) para lhes falar do que andou a fazer pela Madeira e pelos Açores com Amelia Singer, a outra especialista em vinhos e coapresentadora. Sobre o vinho Madeira, estão habituados a usá-lo para cozinhar, têm dúvidas sobre se é fortificado; consideram um “vinho de nicho”, quem sabe “para beber à noite, antes de deitar”. Dos Açores, falam do Terrantez do Pico – casta quase extinta e recuperada pelo enólogo António Maçanita –, feito nos currais de pedra vulcânica, a curta distância do Atlântico. No Funchal, Joe e Amelia serão guias turísticos com direito a uma descida veloz nos carros de cestos, visita à adega da empresa H.M. Borges, um dos sete produtores mais antigos da ilha, e espantam-se com o peso da antiguidade e o processo de envelhecimento.
No Porto, ao Palácio da Bolsa, Joe Fattorini chama Matthew Goode (Downton Abbey) e James Purefoy para várias missões, entre elas, descobrir vinhos portugueses que melhor representem a ligação do nosso país à Índia e a Inglaterra. Para falar da viagem de Vasco da Gama, deambulam por Lisboa, pelas ruas estreitas de Alfama até ao Padrão dos Descobrimentos. Reúnem-se com Artur Gama, da Quinta da Boa Esperança, e provam carne de porco em vinha d’alhos. De volta ao Porto, entram no edifício da Feitoria Inglesa e, nas suas caves, reconhecem apelidos britânicos como Croft, Taylor, Sandeman ou Symington. É precisamente ao encontro desta última família que viajam até ao Alto Douro Vinhateiro. A quinta geração dos Symington, os irmãos Charlotte e Rob, junta-se ao casal de enólogos Olga Martins e Jorge Moreira para provarem três vinhos distintos.
Joe voa até Nova Iorque, nos EUA, para se encontrar com Matthew Rhys (The Americans), que o leva aos seus restaurantes preferidos, entre eles um repasto kosher e um restaurante mexicano. À mesa, claro, nunca falta vinho do mundo.