Existem vários factos que comprovam a riqueza cultural de Portugal. Por exemplo, o fado é considerado, desde 2011, Património Cultural e Imaterial da Humanidade. No entanto, recuando um pouco mais, a gastronomia é, desde 2000, Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal. Por esta razão, Setúbal está a participar na Semana da Gastronomia Portuguesa, que começou a 22 de julho e termina no próximo dia 30, domingo.

A iniciativa é da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), que propõe a todos os municípios que se associem à celebração do aniversário da elevação da gastronomia a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal, que decorreu há 23 anos a 26 de julho. O mote para este ano é “Gastronomia e Vinho, porque ninguém é feliz sozinho!”

O objetivo, diz a AMPV, é o de “afirmar que o vinho é já, incontestavelmente, o parceiro natural da gastronomia e a harmonização entre os dois constitui uma das experiências mais apaixonantes do enoturismo”. Setúbal é terra de peixe e também de vinho e por isso há 15 restaurantes do concelho com ementas personalizadas para a divulgação dos sabores gastronómicos e vínicos regionais.

Paulo Rocha – CVRPS

De acordo com a Câmara Municipal de Setúbal, até domingo, 30 de julho, encontra no @Check-in a opção da tábua regional composta por queijo de Azeitão, tostas e gressinos, uvas e bruschetta de conserva acompanhada com o vinho Ermelinda Freitas Arrábida Tinto. A Avenida 357 propõe pica-pau com vinho Ermelinda Freiras Reserva Tinto e o Bardo Taverna Medieval destaca a sapateira recheada com vinho branco da Quinta de Alcube. Já o Chez Nando sugere mexilhões à “marinière” ou mexilhões com chouriço alentejano, acompanhados pelos vinhos Ermelinda Freitas Branco e Rosé, respetivamente.

A Daniela Gourmet destaca as tábuas de queijos ou de enchidos e o tataki de atum rabilho e o pudim moscatel, acompanhados pelo Quinta do Alcube Tinto, pelo João Pires Branco ou Rosé ou pelo Moscatel Roxo 10 Anos da Venâncio da Costa Lima, enquanto o Florida dá a provar o tradicional choco frito com batata frita, acompanhado pelo Quinta do Piloto Tinto. O Moscatel de Setúbal Experience oferece a experiência do escabeche de cavala fumada, salada de leguminosas, sorvete de moscatel e Catarina Rosé, e, para sobremesa, o pastel de nata de moscatel servido com Moscatel Roxo 5 Anos da Bacalhôa.

A Petisqueira do Manel apresenta pica-pau de choco, com vinho tinto ou branco da Casa Ermelinda Freitas e o Pinga Amor Marisqueira de Setúbal sugere gambas à casa, com Ermelinda Freitas Espumante Branco Bruto e ovas de choco ao alhinho, com o vinho Catarina, da Quinta da Bacalhôa. O Sem Horas propõe ceviche de ostras do rio Sado, com Dona Ermelinda Sauvignon Blanc, o Skál Artesanal apresenta ovos rotos à Skál, com Serra Mãe Colheita Tinto 2021 e a Taberna do Largo destaca a cavala em escabeche, com Espumante Bruto Lobo.

Para terminar, na Tas’ka Moka as sugestões incluem asinhas de frango com batata frita e arroz, com Encostas da Arrábida Reserva Tinto e moelinhas caramelas, harmonizadas com vinhos da ALTHIAG’O. Já o Terraço do Mercado disponibiliza salada de orelha e moelas, com os vinhos Vinhas de Pegões Syrah 2022 e Vinha do Torrão Reserva 2021. O Tostas & Cenas também é aderente e dá a provar amêijoas à Bulhão Pato, com o Encostas da Arrábida Reserva Branco. Todos os valores são variáveis e estabelecidos pelos próprios restaurantes.

Enquanto espera, carregue na galeria para conhecer receitas deliciosas e saudáveis à base de bacalhau, um dos pratos mais típicos da gastronomia portuguesa.

Fonte: NIT