Castas

UM SABOR FEITO DE MUITOS SABORES.

Toda gente fala sobre castas, mas será que todos sabem o que é uma casta?
Casta é como chamamos a variedade de uva destinada à vinificação e não ao consumo imediato. Assim como o clima e o solo, o tipo de casta é essencial para a qualidade de um vinho. A casta é o que dá a personalidade do vinho. É a partir das suas características que podemos definir não só o tipo de vinho como também o seu estilo.

E, tal como noutras regiões, também os vinhos da Península de Setúbal são feitos a partir de uma seleção de castas, nacionais e internacionais que, individualmente ou em combinação com outras, dão origem a alguns dos melhores e mais saborosos vinhos portugueses.

Castas Brancas

Outras castas brancas:
Antão Vaz, Verdelho, Chardonnay, Viosinho, Viognier, Síria, Malvasia Fina, Sauvignon, Alvarinho, Sercial, Rabo de Ovelha, Pinot Blanc, Moscatel Galego Branco, Tamarez, Semillon, Loureiro, Boal Branco e Encruzado.

Castas Tintas

Outras castas tintas:
Trincadeira, Cabernet-Sauvignon, Alicante-Bouschet, Touriga-Franca, Merlot, Alfrocheiro, Tinta-Barroca, Tinta-Miúda, Tannat, Tinto-Cão, Petit-Verdot, Pinot Noir, Bastardo, Tinta-Caiada, Baga e Moreto.

Para saber mais sobre as castas autorizadas à produção das designações D.O. Palmela, D.O. Setúbal e I.G. Península de Setúbal, consulte a legislação.

file_download Legislação D.O. Palmela
file_download Legislação D.O. Setúbal
file_download Portaria 118 (2014)
file_download Legislação I.G.

Curiosidades

Nem todos os vinhos melhoram com o tempo. Há vinhos que são criados pelos enólogos com o objetivo de serem consumidos num curto espaço de tempo e estes devem ser consumidos rapidamente. A maioria dos contrarrótulos indicam a sugestão do produtor sobre a abertura e guarda da garrafa.

No vinho tinto, a cor avermelhada se dá por causa da extração de pigmentos presentes na casca da uva. Já o vinho branco é fermentado sem a casca e, por isso, é branco. Um bom exemplo são os vinhos espumantes feitos, em sua maioria, com as castas Chardonnay e Pinot Noir, esta última uva tinta.

Enquanto o enólogo é o profissional que trabalha diretamente na indústria dos vinhos, coordenando e supervisionando a produção, o escanção é um especialista que auxilia os clientes de um restaurante na escolha e harmonização dos melhores vinhos.


file_download Como Ler um Rótulo

Saiba mais sobre os Vinhos